segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA E SUAS PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO

CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA E SUAS PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO

Vanderlei da Silva

Todos os candidatos reconhecem que existe a necessidade de se aumentar os investimentos para a área da educação, porém, não fica claro nas propostas a questão das fontes dos recursos e do destino das verbas.
Sobre a educação infantil, a Candidata Marina Silva apresenta a proposta para ampliação das creches e uma forma de gestão comunitária, a candidata pretende realizar a integração do atendimento à primeira infância a outros programas de apoio familiar, como as de transferência de renda. O candidato Plínio traz como proposta o oferecimento universal de vagas na educação infantil, porém, os investimentos do Estado seriam destinados apenas em instituições públicas.
Na educação básica todos os candidatos reconhecem que existe a necessidade de melhorar a qualidade do ensino médio. Nesse sentido o candidato José Serra apresenta a proposta da colocação de dois professores por sala de aula da primeira série do ensino fundamental. Já Plínio Sampaio quer a expansão da contratação de professores, visando garantir o limite de 25 alunos por sala de aula no ensino fundamental e 35 no ensino médio.
O item que apresenta o maior número de proposta é o da valorização do professor. A candidata Dilma quer que os materiais pedagógicos sejam digitalizados. Marina Silva afirma que priorizará a formação inicial e continuada, fará investimentos na melhoria das condições de trabalho do professor e estabelecerá um plano de carreira com salários dignos e o cumprimento do piso salarial.
Entre as muitas propostas para a educação, destaca-se a questão da  inclusão digital e das escolas técnicas. Nesses itens a candidata Dilma Roussef apresenta o seguinte: “promover a inclusão digital, com banda larga, produção de material pedagógico digitalizado e formação dos professores em todas as escolar públicas e privadas no campo e na cidade” e “consolidar a expansão profissional por meio da rede de Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia”. Marina Silva fala em cultura digital: “É preciso reorientar o conhecimento e os modos de organização da escola e as demais instâncias educadoras da sociedade, considerando-se como eixos centrais: as questões socioambientais, da diversidade cultural, o pensamento científico e as tecnologias digitais, que se tornam cada vez mais dinâmicas por meio das redes sociais” e para o “Ensino médio e profissionalizante: definir parâmetros contemporâneos para o ensino médio que promovam o crescimento do número de matrículas e evite a evasão de alunos”. Já o candidato José Serra pretende “turbinar o ensino técnico e profissional, aquele que vira emprego”, sendo que para atingir esse objetivo propõem “criar mais de   um milhão de novas vagas em escolas técnicas, com cursos de um ano e meio de duração, de nível médio, por todo o Brasil”.

Fonte: Extraído do Programa de Governo dos Candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, façam comentários curtos e objetivos e identifiquem-se.

Obrigado