domingo, 19 de setembro de 2010

Blogs e Fotologs – A nova “cultura”

Os blogs parecem ser uma reação à afirmação que na web haveria uma proliferação de identidades simuladas. Essa nova forma de publicação propõe uma forma legítima e autêntica de representação de seu autor, onde alguém pode se construir diariamente e conversar a partir de um ponto de vista, de sua zona iluminada.

Os links em blogs promovem justamente a existência de um mundo maior que o mundo pessoal, dá a sua força e interesse.

O fato de haver uma comunidade de blogueiros nós dá uma visão de mundoweb mais palpável do que nas comunidades virtuais via chat e fórum. Os blogs são povoados de outdoors que nos levam aos mundos vizinhos do blogueiro, zona de proximidade semântica.

Afirmar que um blog pessoal é um diário íntimo seria não atentar para o que de fato realmente acontece. A simples publicação dessas lembranças, contudo, faz dela outra coisa, algo que pode ser interpretado por outro, avaliado e comentado. Desde que alguém se põe a falar de “si”, este “si” adquire diversas faces dependendo das interpretações com as quais ele se defronta. É uma espécie de construção coletiva da intimidade.

O blog não seria exatamente um diário, pois guarda sobretudo opiniões não publicáveis, sendo considerados por muitos manifestações de narcisismo ainda mais forte que nos diários. Por outro lado, aqui reside a força maior dos blogs: afinal quem se interessa por pequenos segredos, por esse cotidiano tão cotidiano que se torna insuportável (Deleuze). Diante do intolerável e do insuportável, só resta fabular.

Muitos escritores utilizam dos blogs para construir seus textos, outros para conversar com o público, idéias. Os blogs fornecem interpretações do mundo, produção de dimensão afetiva e artística que salta do interior da banalidade cotidiana.

Os fotologs são, em sua maioria, trabalhos em fotografia mais que fotos pessoais. É uma interpretação do mundo através da câmera fotográfica. Os fotologs são ótimos suportes para experimentações em arte com interação, através dos comentários que as pessoas deixam.

Através dos links há a construção de uma comunidade orientada pelo olhar, pela fruição das imagens, é uma forma de compartilhar coletivamente tanto seu ponto de vista sobre o mundo, como incluir nele sua estética.- Vanessa camargo

Um comentário:

  1. Oi, Vanessa

    Consegui fazer ligações do texto que você leu com a minha pesquisa e leituras relacionadas ao blog.
    Ao ler seu resumo, lembrei-me da dissertação que li da Patrícia Spinosa, pois discute sobre as "tecnologias do eu" (Foucault), que diz sobre o sujeito ser livre das técnicas disciplinares. Quando o sujeito escreve sobre si, ele está elaborando ou reelaborando sua forma de pensar, ou seja, está se autoavaliando, auto-narrando.

    Até mais!

    ResponderExcluir

Por favor, façam comentários curtos e objetivos e identifiquem-se.

Obrigado