Título: Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos
Autor: Prof. Roberto de Albuquerque Cavalcanti
- Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFPB, em 1973
- Professor Adjunto IV do Departamento de Cirurgia da UFPB
- Vice-Chefe do Departamento de Cirurgia do CCS – UFPB
- Membro da Comissão de Reforma Curricular da Coordenação do Curso de Medicina da UFPB
Fonte: Texto publicado na Revista de Clínica Cirúrgica da Paraíba n.º 6, Ano 4 (julho de 1999)
Pontos defendidos pelo autor:
- O que é a andragogia?
- Diferença entre o aprendizado de crianças (pedagogia) e de adultos (andragogia)
- Aplicação da teoria andragógcia na aprendizagem de adulto através das características de aprendizagem:
- Tirando experiência acumulada pelos alunos;
- Propondo problemas, novos conhecimentos e situações sincronizadas com a vida real;
- Justificando a necessidade e utilidade de cada conhecimento;
- Envolvendo alunos no planejamento e na responsabilidade pelo aprendizado;
- Estimulando a utilizando a motivação interna para o aprendizado;
- Facilitando o acesso, os meios, o tempo e a oportunidade.
- Tirando experiência acumulada pelos alunos;
- Conclusão da andragogia no ensino dos cursos universitários.
Argumentos utilizados e principais referências: encontram referencial teórico nas idéias de Linderman, E. C., e nos estudos de Malcom Knowles, principal obra mencionada "The Adult Learner – A Neglected Species" (1973), o qual introduz o termo Andragogia.
Em 1980, Brundage e MacKeracher estudaram exaustivamente a aprendizagem em adultos e identificaram trinta e seis princípios de aprendizagem. Wilson e Burket (1989) revisaram vários trabalhos e identificaram conceitos.
Lacunas deixadas: ausência de bibliografia detalhada dos estudos mencionados e inexistência de pesquisa nacional, quer por menção, quer do próprio autor do texto.
FERNANDA DOS SANTOS UEDA
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