sexta-feira, 17 de junho de 2011

Educar na Biologia do Amor: caminhos possíveis para sensibilizar o jovem a ter atitudes humanitárias.


Aluno-pesquisador: Margly Octavia Genofre de Carvalho
Professor orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes
Linha de Pesquisa: Cotidiano escolar

Palavras-chave: emoções, biologia do amor, Humberto Maturana, solidariedade, sustentabilidade, blog

Livros:

DIAS, Genebaldo Freire. 40 contribuições pessoais para a sustentabilidade. São Paulo: Gaia, 2005.

FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas. SP: Papirus,2003.

FRANCO, Augusto de. Escola de Redes: Tudo que é sustentável tem o padrão de rede. Sustentabilidade empresarial e responsabilidade social corporativa no século 21. Curitiba: Escola-de-Redes, 2008.

FRANCO, Augusto de. Escola-de-Redes: Novas Visões sobre a sociedade, a Internet, a política e o mundo globalizado. Curitiba: Escola-de-Redes, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra,2003.

FROMM, Erich. A arte de amar. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo: Petrópolis, 2000. - (Série: Brasil cidadão).

GOMES, Luiz Fernando. Hipertextos multimodais – Leitura e escrita na era digital. Jundiaí, Paco Editorial, 2010.

LÉVY, Pirre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1993.

MATURANA, H. A ontologia da realidade (org. Magro, C.; Graciano, M.; Vaz, N.). Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1977.

MATURANA, H.; REZEPEKA, N. S. Formação humana e capacitação. Petrópolis. Vozes, 2002.

MATURANA, R.M.; VERDEN-ZÖLLER,G. Amar e brincar – fundamentos esquecidos do humano. São Paulo. Palas Athena, 2004.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

MORAES, M.C. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Rio de Janeiro:VOZES, 2003.


Artigos:

Barcelos, Valdo. Por uma ecologia da aprendizagem humanaO amor como princípio epistemológico em Humberto Romesín Maturana. Educação, setembro-dezembro, ano/vol. XXIX. Número 003 (60), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil. pp.581-597.

Catani. Denise Barbara; Bueno, Belmira A. O. and Sousa, Cynthia P. de. "O amor dos começos": por uma história das relações com a escola. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.111, pp. 151-171.

Gomes, Luiz Fernando. Tecnologia no cotidiano escolar: tensões na presença e na ausência. Trabalho apresentado no XV Endipe, na UFMG, em abril/2010.

Gomes, Luiz Fernando. Redes sociais e contracultura: a escola fora da escola. UNISO

Porto, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis... relações construídas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.31, pp. 43-57.

Proulx, Serge. Trajetórias de uso das tecnologias de comunicação: as formas de apropriação da cultura digital como desafios de uma sociedade do conhecimento. Trab. linguist. apl., Dez 2010, vol.49, no.2, p.443-453.

Romesín, Humberto Maturana and Dávila Y, Ximena Paz Conferência: Ética e desenvolvimento sustentável - caminhos para a construção de uma nova sociedade. Translated by Karla Demoly. Psicol. Soc., Dez 2004, vol.16, no.3, p.102-110.

Pesquisas (produção acadêmica, teses e dissertações):

CAPES:
- palavra-chave: afetividade (93 periódicos)
- palavra-chave: amor ( 118 periódicos)

UNISO:
- palavra-chave: blog (1)

UNICAMP:
- palavra-chave: afetividade (136)
- palavra-chave: emoções (75)
- palavra-chave: solidariedade (66)
- palavra-chave: sustentabilidade (159)
- palavra-chave: amor ( 80)

USP:
- palavra-chave:amor (19)
- palavra-chave: afetividade (40)
- palavra-chave: solidariedade (6)
- palavra-chave: sustentabilidade (89)
- palavra-chave: blog (6)

SCIELO:
- palavra-chave: sustentabilidade (53)
- palavra-chave: afetividade (88)
- palavra-chave: emoções (212)
- palavra-chave: blog (8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, façam comentários curtos e objetivos e identifiquem-se.

Obrigado